PREFEITURA ESTUDA ATRIBUIR À GCM A FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO


29/09/2011 às 17h00
Dada a necessidade de fiscais de trânsito em SP, Prefeitura estuda atribuir à GCM mais uma função. Contudo, segundo presidente do Sindicato dos Guardas-civis Metropolitanos, Carlos Augusto Souza Silva, medida é vista com bons olhos, pois, no treinamento, os agentes já têm uma disciplina voltada para tal finalidade.

CET usa nova estratégiaA Prefeitura de São Paulo estuda atribuir mais uma responsabilidade aos Guardas-civis, o papel de auxiliar na fiscalização de trânsito da cidade. O mais interessante nisto tudo é que a capital paulista é um dos poucos municípios em que os GCM’s não fazem essa fiscalização. Em cidades como Guarulhos, segunda maior cidade do Estado, já faz uso desse mecanismo há algum tempo e tem tido êxito em sua empreitada.

Carlos Augusto S. Silva, presidente do sindicato da categoria, vê com bons olhos essa possibilidade de a CET ter a ajuda de fiscais da GCM. Segundo ele, o efetivo já sai do treinamento com o conhecimento a possibilidade de fiscalizar o trânsito na capital. Apesar disto, Carlos Augusto faz uma ressalva, dizendo que o efetivo deve aumentar. O Sindicato diz que essa atribuição não é problema, o ruim é a quantidade de profissionais que formam o efetivo, hoje, em 6.440 agentes (que fiscalizam o comércio ambulante, prestam serviços de zeladoria de espaços públicos e fazem ronda escolar); Carlos Augusto defende um efetivo de dez mil agentes, já observada a possível nova atribuição.

O trânsito da Capital é um dos mais intensos do mundo. Conta com uma complexa malha distribuída em milhões de veículos que circulam por toda a cidade. E numa cidade com as dimensões de São Paulo, fica muito complicado de se fiscalizar de forma efetiva, ainda mais levando em conta a quantidade de “marronzinhos” existentes na CET. Segundo a companhia, hoje, o efetivo da empresa é de 2.450 agentes, que devem contemplar os 1.523 km² de extensão territorial da cidade (só para ter ideia, Salvador, terceira maior cidade do país – nº/habitantes –, conta com um território de 693 km²). Este número é ínfimo se comparada à necessidade existente. Hoje, segundo a fiscalização do tráfego e as autuações são realizadas pelos agentes da CET, por 576 aparelhos eletrônicos e por 1.384 policiais militares pertencentes ao CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito).

Assim, se a Prefeitura aprovar, a fiscalização contará com cerca de 10 mil fiscais, além dos aparelhos eletrônicos, ampliando, consequentemente, o leque de áreas a serem atendidas, descentralizando o serviço prestado pela CET e pelo CPTran.

Trânsito em SP é um dos mais violentos do país. E pedestres são maiores vítimas

A cidade de São Paulo tem sido palco, nos últimos dias, de um processo interessante. A Prefeitura da cidade está, por meio de lei e de conscientização, tentando transformar a realidade cruel mostrados pelos índices de atropelamento e acidentes de trânsito. E já há alguns avanços segundo artigos noticiados em diversas agências de notícias, com redução de 69% de acidentes envolvendo pedestres. Tudo isso é fruto da campanha Dê preferência à vida – Respeite o pedestre.

Poderia ser uma simples campanha de conscientização veiculada por alguma rede televisiva, mas não, ela tem sido o palco de ações práticas. A CET, além de colocar seus fiscais nas ruas, também tem treinado agentes que, por meio lúdico, interage com motoristas e pedestres; e o mais interessante nisso tudo é que eles sequer precisam dizer uma palavra, eles fazem tudo com gestos (mímica, ou pantomima).

Esse projeto nasceu após a constatação de que a faixa de pedestres não é respeitada por 89,6% dos motoristas, segundo levantamento feito pela CET. Isso é preocupante, pois o Código Brasileiro de Trânsito diz ser obrigatório o respeito ao pedestre por justamente ele ser a figura mais frágil no trânsito.

POR
>>>IGOR DIAS

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