USP É UMA DAS GRANDES UNIVERSIDADES DO MUNDO, APONTA “THE ECONOMIST”


10/10/2011 às 16h23
Universidade estadual fica à frente de instituições mais tradicionais no ranking da América Latina.

A maior e mais concorrida universidade do país, a USP, registrou mais um marco em sua história, a de figurar entre as duzentas melhores universidades do mundo, ocupando 178ª (centésima septuagésima oitava) posição no ranking da Times Higher Education. E, para coroar, ela é a única instituição latino-americana a figurar entre essas 200 melhores instituições.

Além deste maravilhoso resultado, outra renomada instituição a Quacquarelli Symonds mostra, na América Latina, que a USP ocupa a primeira posição no ranking das universidades.

Dadas essas proezas, a revista britânica não poderia deixar de mostrar, em seu site, tal proeza. A revista disse que “a USP está se tornando líder mundial em medicina tropical e biocombustíveis”.

A “The Economist” ressalta também que a USP está à frente da Universidade de Buenos Aires, da Universidade Nacional Autônoma do México e, também, da Universidade de San Marcos (Peru – cuja fundação ocorreu em 1551).

Das instituições mencionadas pela Quacquarelli Symonds, o Brasil se destaca. Isso porque dentre as 200 melhores universidades, 65 são brasileiras contra 35 mexicanas, 25 são argentinas e chilenas e 20 são colombianas.

A USP
A Universidade de São Paulo é uma das maiores e mais fortes universidades do mundo. Mas a ela tem um diferencial: sua mantenedora. A USP é mantida pelo governo estadual e está ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, daí seu destaque frente às universidades públicas brasileiras.

No desenvolvimento de suas atividades, a USP, como muitas universidades públicas, não concentra suas pesquisas num único lugar, descentralizando suas atividades para outras áreas, ampliando suas possibilidades de pesquisa. Atualmente, somente na capital, a universidade possui dois campi, um no Butantã (Zona Oeste da capital – Cidade Universitária) e outro na Zona Leste, conhecido como USP-Leste. Além desses dois campi, a capital ainda conta com a Faculdade de Direito, localizado no centro da cidade (Largo São Francisco). No interior, USP está presente nas cidades de Ribeirão Preto, Piracicaba, São Carlos, Pirassununga, Bauru e Lorena. Além disso, ela também possui unidades de ensino, museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios.

A USP é também uma das instituições que mais divulgam estudos e artigos científicos dentro e fora do país, daí sua notoriedade no cenário internacional.

Vestibular
Os cursos da Universidade de São Paulo são os mais concorridos do país. Todos os anos, a FUVEST, instituição contratada para organizar, planejar e aplicar as provas de seleção, tem recordes de inscrição. As notas mínimas para o ingresso aos cursos deixam, a cada ano, milhares de estudantes “de cabelo em pé”.

 Fonte: FUVEST

O curso de medicina, como se pode ver no quadro, é o mais concorrido entre os cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo. São 49 candidatos concorrendo a uma vaga apenas. Isso mostra, além do tamanho da concorrência, o grau de dificuldade no ingresso aos cursos da USP.

Mas outro dado nasce com a verificação da concorrência entre esses alunos, a discrepância entre os candidatos. Por anos, essa concorrência foi um instrumento de exclusão de estudantes egressos do ensino público. Isso porque a maior parte dos alunos que ingressavam eram vindos de colégios particulares. Contudo, recentemente, houve a abertura de vagas exclusivas para alunos do ensino público (30% delas são reservadas para alunos cuja formação tenha sido feita em colégios estaduais, municipais ou federais) e isso tem proporcionado maior democratização do acesso ao Ensino Superior Público (e que ainda está longe do ideal, pois as ferramentas e os meios que possibilitam este acesso estão justamente na melhoria da qualidade das escolas regulares – as famosas escolas públicas).

POR
>>>IGOR DIAS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s