GREVE DOS BANCÁRIOS COMPLETA DUAS SEMANAS


11/10/2011 | 12h00
Greve dos Bancários completa duas semanas e ainda não há consenso entre sindicato e bancos.

O brasileiro vive situações, no mínimo, caóticas há semanas. Isso porque desde o último dia 27, bancários de todo o país estão em greve. Ainda não se sabe ao certo quanto a greve tem custado às empresas e aos próprios bancos, mas se sabe que os prejuízos são grandes.

Hoje, 15º dia de greve, segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, em todo o Brasil, são mais de 9 mil locais paralisados (45,28% das agências) . No site do sindicato, a presidente diz que “a categoria está parada porque o setor que mais lucra no país não quer valorizar seus funcionários” e ainda ressalta que essa postura não será aceita. Ainda de acordo com o site, os bancos estariam espalhando boatos como forma de intimidar aos funcionários que aderiram ao movimento de greve.

“Os bancários já conhecem a baixaria dos bancos e não devem dar ouvidos a nada disso. Já avisamos: não aceitaremos retaliações e a resposta dos trabalhadores a esse tipo de enrolação será uma mobilização cada vez mais forte”, diz Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de SP.

Com a greve, milhões de pessoas estão lotando as filas de instituições que prestam serviços como correspondentes bancários, é o caso das lotéricas. Contudo, as compensações bancárias estão sendo feitas num ritmo muito lento, dada a grande demanda e ao número de funcionários que aderiram à greve.

Ainda segundo o sindicato, esta é a maior greve dos últimos 20 anos, prevendo a ampliação do movimento em todo o país. Ainda hoje, ato na Praça do Patriarca (centro da capital paulista) será realizado com a tentativa de pressionar a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) que, segundo o sindicato, está, há muitos dias, sem lançar nenhuma proposta.

POR
>>>IGOR DIAS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s