CRISE NA SAÚDE: CLIENTES DE CONVÊNIOS ENFRENTAM DIFICULDADES NA MARCAÇÃO DE CONSULTAS


Saúde pública no Brasil é caótica; daí o crescimento dos planos de saúde.

Crise na saúde pública brasileira obriga diversos brasileiros a optarem por convênios. E o crescimento de clientes nos planos de saúde é expressivo ano a ano.

18/10/2011 | 15h00
Clientes de convênios enfrentam dificuldades no agendamento de consultas e exames em todo o país.

Que o sistema de saúde pública está vivendo um verdadeiro caos, todos já sabem. Basta verificar as estruturas hospitalares existentes no país para se constatar essa verdade. Hospitais lotados, consultas e exames com filas de espera imensas, falta de materiais básicos, falta de funcionários, entre outros fatores, têm mostrado a falta de estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mas, um novo fenômeno está mostrando a falta de investimento nas estruturas médico-hospitalares do país. Com o sucateamento e a falta de estrutura do SUS, muitos estão optando pelos planos de saúde (ou, como são popularmente difundidos, os convênios médicos). Contudo, o sistema não está suportando a quantidade de usuários que passam a usar o sistema médico por esse regime. São, de acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 46,6 milhões de pessoas que fazem uso dos convênios médicos, que, em alguns casos, chegam a demorar 3 meses (e, em alguns casos, podem chegar a um tempo bem superior a este) para a marcação de consultas e demais procedimentos médico-hospitalares, conforme noticiado pelo telejornal Bom dia, Brasil!, da TV Globo nesta manhã.

O brasileiro, acostumado com o caos da saúde pública no país, tenta optar por medidas que atendam a sua necessidade, porém nem sempre consegue supri-las. Isso porque o sistema particular não cresceu na mesma proporção em que os planos de saúde, de forma a oferecer a estes pacientes os serviços por eles prestados. O interessante disso tudo é que, apesar disso, pacientes que quiserem atendimento, podem optar por pagar as consultas particulares para serem atendidos com maior agilidade. Essas consultas, segundo reportagem do telejornal matutino da Globo, podem ser, inclusive, agendadas de um dia para o outro.

OPERADORAS, CLIENTES E MÉDICOS

É extremamente interessante a relação entre operadoras de saúde e seus clientes. Anualmente, o Ministério da Saúde intervêm para regular os serviços prestados por elas. Contudo, nem sempre isso é sinônimo de que o convênio médico atenderá da mesma maneira que elas deveriam, segundo determinação da agência reguladora, fazer isso.

O interessante nisto é que os clientes pagam verdadeiras fortunas para terem um atendimento digno, mas, em contrapartida, recebem um serviço “melhorado” com base no SUS, em muitos casos. Isso ocorre porque, os planos de saúde, quando repassam os valores aos profissionais, não efetuam este repasse na mesma ou numa proporção próxima daquela que o médico teria se atendesse uma consulta particular. Há operadoras que, no pagamento aos profissionais, sequer chegam à cifra de 10% do valor da consulta particular. Sabendo disso, muitos médicos optam por atender uma quantidade muito pequena de pacientes que possuem convênios médicos.

Há casos em que, mesmo em grandes hospitais, cuja estrutura é tida como satisfatória, a marcação de procedimentos chega a ser tão extenso quanto ao do SUS.

NOVA DETERMINAÇÃO FIXA UM PRAZO MÁXIMO

Nova determinação do Ministério da Saúde fixa um prazo máximo para a marcação de procedimentos médico-hospitalares de até 15 dias. Essa determinação já deveria estar em funcionamento, mas os planos de saúde conseguiram fazer com que a determinação passasse a valer a partir de dezembro.

Assim, os planos de saúde terão até dezembro para se adequar à nova regra, que valerá para todo o Brasil. Os convênios médicos que não atenderem a esta determinação poderão ser multados.

POR:
>>>IGOR DIAS

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