SISTEMA DA SPTRANS FICA FORA DO AR E CAUSA TRANSTORNO A PASSAGEIROS DE ÔNIBUS


|| Cotidiano – SP
21/11/2011 | 11h00 | Por Igor Dias
Queda no sistema da SPTrans causa transtornos a passageiros que tentaram efetuar a recarga do Bilhete Único em toda a cidade.

Uma falha no sistema da São Paulo Transportes (SPTrans) gerou diversos transtornos aos passageiros que fazem uso do sistema de transporte urbano na cidade de São Paulo. Quem tentou efetuar a recarga dos créditos teve, num primeiro momento, dificuldades para completar o procedimento até o momento em que o sistema caiu completamente.

Segundo relato de passageiros, o sistema oscilou entre as 4h e 6h30, até que, depois deste horário, o sistema caiu completamente.

Contudo, segundo a SPTrans, os passageiros que já possuíam crédito em seu bilhete não foram afetados pelo problema. Por volta das 9h30, o sistema começou a ser restabelecido pela operadora, mas ainda não está com toda sua capacidade normalizada. A SPTrans não divulgou detalhes sobre o que teria provocado a falha ou maiores detalhes a respeito.

HISTÓRICO

Esta não é a primeira vez que isto ocorre com o sistema da SPTrans. Diversas vezes, a capital ficou “às escuras” quando os usuários do transporte público paulistano tentaram “recarregar o bilhete”.

A SPTrans não tem tantos postos próprios de recarga, contando muito com o serviço de empresas terceirizadas para conseguir abarcar o maior número de usuários. E, por diversas vezes, nestes postos, passageiros reclamam de problemas de comunicação entre o posto autorizado e a SPTrans. Em muitos casos, os passageiros não conseguem efetuar a recarga ou, ainda, demoram muito para efetuar o processo, ocasionando desconforto a todos os que dependem do transporte público na capital, visto que a maioria reside longe dos postos próprios da SPTrans e das estações do Metrô e da CPTM, locais em eu também é possível efetuar a recarga do B.U.

NOVO SISTEMA

Mesmo com a implantação de um novo sistema, os passageiros ainda enfrentam dificuldades quando precisam inserir créditos no Bilhete Único. Recentemente, nas estações de metrô da capital, os usuários do transporte público da capital se depararam com um problema: os guichês, em muitas estações, foram desativados, e os passageiros tiveram de inserir crédito em seus bilhetes em máquinas que não dão troco aos usuários. Isso acaba se tornando algo terrível a alguns, pois, muitas vezes, os usuários querem inserir créditos com as moedas que têm em seu bolso (um meio de colocar as moedas de volta em circulação no mercado) ou, ainda, só tem moedas para recarregar o B.U.

Esse novo sistema, implantado em agosto deste ano, apresentaram muitas falhas, gerando muitas filas. No Metrô Tatuapé, por exemplo, a desativação dos guichês foi extremamente negativa. As filas são constantes nos aparelhos. E não pense que isso acelerou o processo de inserção de créditos no bilhete, pois há usuários que demoram de 20 a 30 minutos aguardando sua vez na fila. Ainda que existam lojas lotéricas na região, a maioria só funciona em horário normal de funcionamento, com exceção das lotéricas existentes dentro dos Shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé, que funcionam até às 22h.

Com o novo sistema, os usuários voltarão a efetuar a recarga usando cartões de débito, o que foi deixado para trás há cerca de um ano meio. Contudo, ainda não houve a implantação deste mecanismo e, ainda, é recorrente as reclamações sobre o funcionamento dos “caixas eletrônicos”.

VEJA +

Lei do Psiu é eficaz?
Semáforo apagado
Depois de funcionários dos Correios e bancários, agora aeroportuários anunciam paralisação
Os desafios do desenvolvimento sustentável

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s