“BLACK FRIDAY” CONQUISTA BRASIL


|| ECONOMIA
25/11/2011 | 13h28 | Por Igor Dias
“Black Friday” chega ao Brasil mais uma vez e começa a conquistar consumidores brasileiros.

Nos Estados Unidos, após o feriado de Ação de Graças, é comum haver uma mega-liquidação de diversos produtos em redes de lojas. É o chamado “Black Friday”, no qual os produtos chegam a descontos surpreendentes.

Só para se ter ideia do sucesso nos Estados Unidos, muitas pessoas aguardam esse dia somente para efetuar as compras. O “Black Friday” movimentou US$ 1,2 bilhão (cerca de R$ 2,238 bilhões) somente no ano de 2010, o que é uma cifra extraordinária no atual momento da economia estadunidense, que enfrenta uma de suas mais fortes crises, quando, em 2008, o setor imobiliário fez com que a economia mundial declinasse.

No ano passado, o Brasil lançou sua versão, mas somente as lojas virtuais participaram da versão tupiniquim da liquidação relâmpago. Neste ano, na sua segunda edição, algumas redes passaram a oferecer os descontos ao consumidor. Esses descontos, em algumas lojas, podem chegar a 90% sobre o valor do produto.

Ainda que timidamente, levando em consideração o momento econômico pelo qual o Brasil passa, a “sexta-feira negra” já consegue bons resultados. Em uma loja do Grupo Pão de Açúcar, os funcionários mal abriram suas portas e já tinham clientes dentro de suas dependências. A expectativa de venda dos lojistas que aderiram à campanha de venda é de alcançar R$ 15 milhões, cifra 5 vezes maior se comparada à edição anterior (no ano passado, os lojistas tiveram uma movimentação financeira R$ 3 milhões).

A maior oferta de compras está focada na Internet, onde os descontos podem chegar aos 90%. Nas lojas físicas, os descontos são de até 70%. Mas os especialistas alertam para alguns fatores importantes e que podem causar problemas depois da compra. Pesquisar modelos e marcas é muito importante, contudo, não é a única coisa a ser verificada. Outras informações como CNPJ e razão social das lojas virtuais, endereço, telefone podem ser determinantes na hora da compra. Essas informações são úteis porque há muitas lojas virtuais que, na verdade, são frias, fraudam e lesam os consumidores que fazem compra nos sítios (sites). Além disso, verificar os prazos e as taxas de entrega e guardar comprovantes são de extrema necessidade para o consumidor.

As lojas Americanas e a loja virtual Americanas.com lançaram o dia de ofertas. Mas, para isto, rebatizaram o dia das mega-liquidações, chamando-o de “Red Friday”. Na prática, os descontos ocorrem e somente o nome foi alterado, de forma a fazer menção à cor da loja e de sua marca, o vermelho.

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