LÍNGUA PORTUGUESA É UMA DAS LÍNGUAS-MÃE DO TWITTER


|| CIÊNCIA E TECNOLOGIA
01/12/2011 às 17h35 | Por Igor Dias
A Língua Portuguesa é uma das mais faladas no mundo. No universo lingüístico, o português aparece como a 5ª língua mais falada no mundo, sendo falado em 7 países ao redor do mundo.

Redes Sociais - 3 principais no BrasilEntre as maiores, mais fortes e mais faladas línguas do mundo, o português tem alcançado grande destaque entre as línguas internacionais. Falado por mais de 200 milhões de falantes, dos quais mais de 190 milhões brasileiros, o português é amplamente difundido em diversas regiões do planeta, sendo a língua-oficial de 7 países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste).

Mas nem tudo são flores neste universo. Infelizmente, o português, assim como muitas línguas ao redor do mundo, tem perdido força entre seus falantes. Dados do MEC mostram que há milhões de brasileiros cujo grau de proficiência de sua língua é baixíssimo.

Embora isso ocorra, outro fator deve ser lembrado entre as comunidades lusófonas. A sua representatividade no ambiente cibernético. O Brasil, país com a maior quantidade de falantes da língua portuguesa, tem se mostrado assíduo no trato com a Internet. Dados mostram que os brasileiros têm estado muito mais tempo conectados à rede mundial de computadores. E não apenas para cadastramento de currículos e busca de empregos como ocorria antigamente. Agora, o país é um dos grandes em acesso às Redes Sociais.

No Orkut, por exemplo, o país é o maior representante da rede. Os usuários brasileiros figuram em primeiro lugar no ranking (50,6%), seguidos de Índia (20,44%), Estados Unidos (17,78%). Portugal, país de onde se originou a língua, aparece em 7º lugar (0,36%).

No Twitter, o português já é a terceira língua. Os falantes da língua portuguesa representam 12% de todos os usuários da rede segundo a agência “We are Social” (agência especializada em redes sociais), perdendo apenas para o inglês e para o japonês (respectivamente, 39% e 14%). Com o crescimento de acessos por brasileiros, o Twitter resolveu atualizar seus conceitos e lançaram, em 7 de junho, a versão em português da rede. Esse crescimento, em agosto, resultou em 14,2 milhões.

Esse fator é, no mínimo, interessante, pois o português, no ranking lingüístico, é a 5ª com maior número de falantes. À frente dela, estão, por exemplo, o inglês e o espanhol (respectivamente, 3ª e 4ª línguas mais faladas no mundo). Considerando que o espanhol tenha mais falantes, isso deveria se refletir na quantidade de acessos do microblog, o que não ocorre. Os acessos desses falantes representam apenas 8% de toda a rede.

Quando o assunto é Facebook, a maior de todas as redes sociais no mundo, os números chegam a assustar. Somente no Brasil, o Facebook possui mais de 30 milhões de usuários. Marco este alcançado em agosto deste ano, ultrapassando o Orkut, maior rede social até então. Uma pesquisa realizada pela Ibope Nielsen mostrou que o Orkut cresceu de 27,3 milhões para 29 milhões de usuários em terras tupiniquins entre 2009 e 2011. A rede de Zuckerberg, no mesmo período, cresceu de 4,2 milhões para 30 milhões de usuários (ou, em percentual, 4% de toda a rede). No mundo, o “Face”, como muitos popularmente chamam o site de relacionamentos, tem mais de 750 milhões de usuários.

VEJA +
Redes sociais e o consumidor, uma relação que promete

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s