GLOBO INICIA CICLO DE REFORMULAÇÕES EM SUA GRADE DE PROGRAMAÇÃO


|| TV
02/12/2011 às 14h27 | Por Igor Dias
Há anos no ar, a novela “teen” “Malhação” está com audiência em queda, e sua retirada da grade parece cada dia mais provável. Além dela, outros programas prometem fazer parte da grade da 3ª maior emissora do mundo.

Guerra pela audiência da TVSegundo coluna da Folha de São Paulo, a Rede Globo cogita a retirada da “Malhação”, no ar desde os meados da década de 1990, de sua grade em 2012. Os baixos índices do Ibope explica essa possível decisão.

Recentemente, pelos baixos índices de audiência, a emissora começou um ciclo de reformulações em toda a grade de programação. Ontem, pela manhã, os jornalistas Willian Bonner, Fátima Bernardes e Patrícia Poeta deram uma coletiva de empresa anunciando a saída de Fátima da bancada do Jornal Nacional. Patrícia Poeta passa a assumir, no lugar de Bernardes, que, segundo dito na coletiva de imprensa, passará a apresentar um programa nas manhãs globais. Para o lugar de Patrícia na Revista interativa dominical, o Fantástico, foi anunciado o nome de Renata Ceribelli.

Essa queda de audiência pode ser explicada pelo crescimento da audiência pela emissora de Sílvio Santos. O SBT, com força na programação matinal, tem alavancado frente aos demais canais. Keila Jimenez, colunista da Folha, apontou ontem que o desenho da Cartton Network, Bem 10, ficou à frente do “Hoje em dia” (Record) e do “Bem Estar” (Globo). O SBT ficou com 7 pontos de audiência, enquanto os programas da Record e da Globo empataram com 5 pontos.

A Rede Globo, neste ano, tem visto seu Ibope reduzir. Em 2011, a emissora teve uma média (até novembro) de 16,4 pontos em sua audiência. Isso representa 0,1 ponto a menos em relação ao ano de 2010. Levando em consideração a média dos piores meses, essa queda se acentua ainda mais, comparando-se a ela a média anual (15,5 – queda de 0,9 ponto).

BUSCA PELA RETOMADA

Buscando a retomada da ascendência do Ibope, a Globo começou a efetuar algumas importantes alterações. Recentemente, a TV realocou âncoras, colocando-os em telejornais diferentes. Em São Paulo, Mariana Godoy e Chico Pinheiro deixaram a bancada do SPTV (telejornal local da capital paulista). Ambos foram substituídos pelo jornalista César Tralli. Mariana foi para o canal GloboNews e Chico passou a ancorar o Bom dia Brasil no lugar de Renato Machado, agora correspondente em Londres.

Ontem, como dito, Fátima Bernardes deixou o JN, sendo substituída por Patrícia Poeta. Fátima adiantou que apresentará um programa nas manhãs diárias.

Contudo, esse processo de reformulação parece não ser tão inovador. Ricardo Feltrin, colunista da Folha, disse, em sua coluna, que “talvez a Globo ache que, ao mexer no jornalismo, ela pode mexer, agitar, surpreender ou uhú etc. o dia a dia do telespectador cidadão. Só que ela já fez isso recentemente, no grande troca-troca de âncoras matinais e vespertinos, e o resultado, também falando em ibope, foi zero a zero.”

Talvez, neste processo de mudanças pela tentativa de retomada da audiência, a maior e mais significativa mudança seja a retirada de “Malhação” da grade de programação da emissora. Em seu lugar, cogita-se a inserção de um “Vale a pena ver de Novo” com novelas de época, tendo Escrava Isaura como carro-chefe da estréia.

Em resumo, a guerra pela audiência está acirrada.

Anúncios

2 pensamentos sobre “GLOBO INICIA CICLO DE REFORMULAÇÕES EM SUA GRADE DE PROGRAMAÇÃO

  1. Com todo respeito aos profissionais, a TV é um veículo de informação “doente”. Não consigo encontrar nada de bom nas programações, aliás, não tenho paciência de permanecer por 5 minutos na frente da televisão.
    De certa forma, toda essa queda de audiência será bastante útil. Quem sabe acontece, finalmente, uma transformação dos valores (corrompidos) que vem sendo transmitidos por meio da televisão…
    E depois me perguntam por que eu leio tanto… Que mais eu poderia fazer? Assistir TV? Acho que não!

    Abraços

    H.C.C.Reis
    http://hellenstuffs.blogspot.com/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s