HORÁRIOS FLEXÍVEIS PODEM SER BENÉFICOS À ECONOMIA E À SAÚDE DAS PESSOAS


|| SAÚDE & Bem-Estar
07/12/2011 às 19h26 | Por Igor Dias
Estudo mostra que horários flexíveis resultam num maior descanso ao profissional, conferindo-lhe ‘níveis mais altos de energia e um sentido de controle da vida pessoal que diminuiu o cansaço emocional e o estresse psicológico’.

Um estudo da Universidade de Minessota com mais de 600 funcionários numa empresa de serviços mostrou que a flexibilidade nos horários praticados por seus funcionários aumentaram significante o bem-estar por eles vividos.

O estudo, que levou em consideração os diversos aspectos estressantes da vida contemporânea, mostrou que essa flexibilidade é positiva aos funcionários de empresas, pois a conflito gerado pelas rotinas engessadas de horários de trabalho e a necessidade de estar mais presente ao seio familiar é amenizado, corroborando para o bem-estar do profissional. Como reflexo, os índices de estresse são diminuídos e, consequentemente, há a significativa elevação da produtividade, uma vez que o profissional está mais descansado e tranquilo consigo mesmo.

“Os adultos passam boa parte de seu tempo acordados seguindo ritmos institucionalizados em torno do início e do fim do dia e da semana de trabalho”. E, com isso, cria-se a sensação da falta de controle sobre o tempo. Isso acaba contribuindo, em muitíssimos casos, para o sentimento de culpa neste profissional por não conseguir ter tempo para cuidar de si mesmo e para dar atenção aos membros de sua família. O peso psicológico nestes casos acaba gerando conflitos de grande significância, pois essas “jaulas do tempo” acaba aprisionando esses empregados, colocando-os numa sinuca, pois são mecanismos de confinamento que aprisionam a “experiência humana dentro e fora do emprego”, como aponta o estudo liderado por Phyllis Moen.

Nesse estudo, deixou-se de analisar produtividade o tempo passado em escritório. Assim, passa a se tornar sinônimo de produtividade as atividades, quer tenham sido elas efetuadas dentro do ambiente de trabalho ou em casa (Home Office). Em outras palavras, a produtividade está ligada aos resultados reais obtidos com o trabalho. “Enfatizando os resultados reais, cria-se um ambiente de trabalho que promove o comportamento saudável e o bem-estar”, diz Phyllis, que acrescentou que esta flexibilização na rotina proporciona ao funcionário a possibilidade de se cuidar mais.

O estudo conclui que “a iniciativa de trabalho flexível aumentou nos empregados seu sentido de controle do horário e reduziu os conflitos entre trabalho e família, o qual por sua vez resultou em um descanso melhor, níveis mais altos de energia e um sentido de controle da vida pessoal que diminuiu o cansaço emocional e o estresse psicológico”.

RESULTADOS

Não é de hoje que os estudos envolvendo bem-estar e profissão apontam para uma nova modalidade de ofertas. Empresas têm percebido a importância disso, mudando suas posturas a respeito do assunto.

Um exemplo clássico disto é o Google. A empresa, uma das maiores empresas do mundo, proporciona a seus funcionários um ambiente em que seus funcionários se sintam acolhidos. Lá, há locais específicos até mesmo para tirar “uma soneca” quando o funcionário estiver cansado. Além disso, é possível encontrar, nas sedes da Google pelo mundo, jogos, doces entre outras coisas, tudo visando o bem-estar do profissional. Como resultado, a Google, em pouquíssimo tempo, conseguiu se destacar frente às demais empresas de tecnologia.

Há empresas que ainda estão neste processo de adequação, mas a vertente é esta, a de primar pela qualidade de vida de seus funcionários. O Itaú, um dos maiores bancos particulares do mundo, percebendo esta vertente, tem, há alguns anos, adotado políticas institucionais que permitem uma flexibilidade nas exigências diárias para cada profissional. Hoje, por exemplo, a empresa oferece intervalos regados a chás e cafezinhos para que seus funcionários possam ter momentos de relaxamento. Além desses momentos “relax”, a instituição também oferece aos funcionários essa flexibilidade nos horários. Como consequência, é um dos maiores bancos do mundo, o maior do hemisfério sul, com ativos astronômicos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s