AVENIDA MAIS PAULISTA DE SÃO PAULO COMEMORA 120 ANOS


|| COTIDIANO
08/12/2011 às 13h26 | Por Igor Dias
Palco de diversas manifestações populares, a Av. Paulista comemora 120 anos hoje. A vitrine da cidade ainda tira o fôlego de diversos turistas.

Nenhuma rua ou avenida não consegue traduzir tão bem a cidade de São Paulo como a Paulista. Uma das mais importantes da cidade, a Avenida Paulista comemora 120 anos. E, ao longo destes anos, muitos episódios marcaram a história desta que é a mais paulista de todas as avenidas.

Quem olha para a Paulista nem sempre entende, ao menos completamente, a sua importância histórica para a cidade e para o Estado de São Paulo. Ela foi o reduto de muitos dos barões de café, quando este era um produto dos mais nobres. Diversos cafeicultores mudaram para a avenida, construindo diversos casarões com os maiores requintes que, à época, o dinheiro gerado pela produção cafeeira poderia trazer. Dada a importância adquirida por ser o endereço de homens tão ricos, a avenida iniciou um processo de desenvolvimento, gerando riquezas e se transformando num dos endereços mais caros de todo o país.

Hoje, passados mais de um século, a avenida é um dos mais importantes centros financeiros do mundo, concentrando diversos escritórios de diversas empresas. E um fato extremamente curioso é que a Paulista é o coração financeiro do país, muito embora a BOVESPA/BM&F esteja em endereço diferente. Isso é um fator que somente São Paulo poderia explicar, pois a principal bolsa de valores da América Latina não tem como endereço a Paulista.

Lá, apesar da avalanche de escritórios, ainda é possível verificar as residências remanescentes contrastando com os prédios comerciais.

Além disso, a Avenida Paulista, a mais moderna das avenidas, também consegue dialogar com modernidade “sem perder a ternura”. E isso é um dos fatores mais complexos em se tratando de urbanização. Em frente ao MASP (Museu de Artes de São Paulo – museu tombado pelo patrimônio histórico, tornou-se um dos maiores cartões-postais da cidade, tendo sido projetado pelo grande nome de Oscar Niemayer), encontra-se um dos mais belos parques da cidade, o Trianon. O Parque Trianon é um dos mais visitados e tem uma das maiores riquezas que a cidade possui: árvores nativas da Mata Atlântica.

Turistas de diversas partes do mundo chegam à Paulista e se encantam com sua beleza.

Mas por que ela é a mais paulista de todas as avenidas? Por um motivo simples… Ela é o retrato da riqueza e pujança paulista, mas é, também, o símbolo de luta e força, traduzindo o anseio de todos pelo bem-estar de todos.

Parênteses (…). A avenida é palco de diversas manifestações populares, sobretudo no vão-livre do MASP. E um dos episódios mais marcantes (neste caso, falo de minha própria vida, pois estive, indiretamente, ligado ao fato, quando era adolescente) foi uma manifestação de professores ocorrida na Paulista. Professores e policiais entraram em confronto, lançando gases para dispersar a manifestação. Neste episódio, um jornalista-fotográfico de um grande jornal foi alvejado por uma bala de borracha e perdeu a visão em um dos olhos. Neste episódio, lembro-me de ter ido levar minha avó ao médico e, sem saber de nada, quando cheguei, fui subindo a escada da estação Trianon-Masp. Fui surpreendido por uma multidão descendo e avisando sobre o que estava acontecendo. Enquanto isso, minha mãe, que trabalhava na região, preocupada, chegou a ir à multidão (ela até chutou uma bomba de gás lacrimogêneo) para procurar a mim e à minha avó. Em resumo, ficamos ambos preocupados, mas tudo ocorreu bem e conseguimos nos encontrar depois.

Se você tem algum relato a respeito deste importante símbolo paulista, deixe aqui seu comentário…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s