SP EM ESTADO DE ATENÇÃO


|| TEMPO
12/12/2011 às 18h54 | Por Igor Dias
Depois de um final de semana com umidade do ar elevada, a capital paulista entra, nesta segunda, em estado de atenção pelo tempo seco.

Comum no inverno, tempo seco proporciona hospitais lotados.

Dezembro é um mês marcado pelo calor excessivo e pelas tempestades nos finais da tarde. Mas hoje essa realidade foi bem diferente.

Segundo o CGE, Centro de Gerenciamento de Emergência, a capital teve índices preocupantes de umidade relativa do ar. A cidade entrou em estado de emergência por duas horas dado o tempo seco. A umidade estava abaixo dos 30%, índice considerado baixo para a Organização Mundial de Saúde, que estabelece como ideal até os 60%.

Por volta das 14h27 (no horário de Brasília – horário oficial de verão), São Paulo registrava 28% de umidade relativa do ar. Esse quadro, apesar de comum na cidade, é atípico nesta época do ano. Afinal, os paulistanos estão acostumados a tempo quente com tardes chuvosas (calor ao longo do dia e tempestade no final da tarde).

CUIDADOS

Com a queda no índice de umidade relativa do ar, os especialistas alertam à população a não praticar exercícios ao ar livre, recomendando o repouso (ao menos nos horários em que a umidade estiver muito baixa). Além disso, é imperativo que todos, independentemente de idade, tomem bastante líquido. Além disso, a umidificação do ambiente com toalhas molhadas ou vaporizadores ajudam a amenizar os transtornos ocasionados pelo tempo seco.

DOENÇAS

O tempo seco proporciona o aparecimento alergias ou o agravamento de outras doenças respiratórias, superlotando os hospitais da cidade (geralmente no inverno). Além disso, é comum a proliferação de algumas doenças oculares, como é o caso da conjuntivite.

Recomenda-se que pessoas alérgicas estejam sempre em ambiente livre de poeira, pois pode piorar, se o tempo estiver seco, o quadro. Assim, é recomendável o uso de pano e água ao se efetuar a limpeza da casa em vez do uso da vassoura.

É de extrema importância que crianças e idosos estejam bem hidratados como forma de diminuir a sensação de sequidão. Para isso, água e suco são importantes ao longo do dia. Cardiopatas também devem se observar este detalhe, consumindo bastante líquido.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s