RESULTADOS DO ENEM JÁ FORAM DISPONIBILIZADOS


|| EDUCAÇÃO
21/12/2011 às 16h40 | Por Igor Dias
Prevista para janeiro, a disponibilização do gabarito foi feita hoje pelo MEC.

Os candidatos do Enem já podem consultar o gabarito oficial da prova. Essa divulgação estava prevista para janeiro de 2012, mas foi antecipada pelo Ministério da Educação. Os alunos do Ensino Médio que prestaram o exame já podem consultar a pontuação via Internet pelo site do INEP.

Mas, para acessar o sistema, será necessário que o estudante informe seu CPF e senha, cujos cadastros foram feitos na época da inscrição para o ENEM. Mas, se você perdeu sua senha, é possível recuperá-la pelo sistema.

Quanto ao boletim, o candidato terá seu desempenho nas quatro provas objetivas: linguagem e seus códigos, matemática, ciências humanas e da natureza. Essas quatro provas abarcam as disciplinas de línguas portuguesa e estrangeira, matemática, história, geografia, física e química, disciplinas-alvo do exame.

A metodologia utilizada pelo INEP, órgão responsável pela correção da prova, leva em consideração diversos fatores, entre eles o grau de dificuldade da questão. Caso uma questão tenha baixo índice de acertos, ela é categorizada como difícil e terá maior peso no resultado final. Com isso, mesmo que eles tenham a mesma quantidade de acertos, duas pessoas poderão ter pontuações diferentes, dado o grau de dificuldade das questões que ambos acertaram. Assim, esse método, conhecido como TRI (Teoria da Resposta ao Item), leva em consideração o índice de dificuldade das questões da prova e não a quantidade de acertos ou erros que os candidatos tiveram.

Outro ponto importante a ser ressaltado, é que o TRI não possui pontuação máxima ou mínima. Essa classificação só será feita posteriormente, quando os resultados da prova objetiva forem relacionados à nota da Redação. Isso porque o TRI não está atrelado à correção da composição textual da Redação, mas sim das provas objetivas. Neste caso, somente com a prova, o índice chega a variar as notas entre 0 e 1000.

A partir dessas notações, o INEP terá condições de verificar a classificação de cada participante do ENEM. Depois de verificarem as notas da prova e da Redação, constrói-se a escala com notas mínimas e máximas, que originarão o caráter de desempenho do ENEM. Com isso, os alunos-candidatos poderão avaliar seu desempenho no exame. Essa escala ainda será divulgada pelo INEP.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s