Mas o que é que vem acontecendo com o mercado de jogos?!


  A pergunta pode até parecer estranha, tendo em vista que para algumas pessoas, o ano de 2011 foi um dos melhores na indústria. Mas isto, levando em conta mais os lançamentos ocidentais.

O assunto aqui está mais para: O que aconteceu com Final Fantasy.

A franquia, criada por Hironobu Sakagushi, foi criada como uma “cartada” final, quando a então Square-Soft, pouco tempo após sua criação estava quase falindo. A empresa decidiu fazer um último jogo, e se o jogo “vingasse”, a empresa conseguiria se manter em pé.

Passados alguns anos e, depois de alguns jogos lançados, a empresa lança grandes jogos, como Final Fantasy VII, que teve uma ótima aceitação dos jogadores e também da mídia especializada. Depois vieram os Final Fantasy VIII, onde a empresa se aprofundou ainda mais na utilização de cenas em CGI.

Com tudo o que a Square-soft conseguiu ao longo dos anos, acabaram tentando expandir a franquia, o meio decidido foi a criação de um filme, todo feito em CGI. O filme levou 4 anos para ser produzido, em sua produção, teve desde computadores de ponta, até um elenco de peso, para fazer as dublagens(AKI ROSS – (dublada por Ming Na),GRAY EDWARDS – (dublado por Alec Baldwin), DR. SID – (    dublado por Donald Sutherland), GENERAL HEIN – (dublado por James Woods), RYAN WHITTAKER – (dublado por Ving Rhames), JANE PROUDFOOT – (dublada    por Peri Gilpin) e NEIL FLEMING – (dublado por     Steve Buscemi). Devido a tudo isto, o filme teve um orçamento de U$137 milhões de dólares, tendo arrecadado apenas U$ 85,131,830.

O resultado disto, foi a Square-Soft ter problemas ao ponto de ser necessário haver uma fusão com a Enix, que até antes de 2003, era uma das concorrentes da Square-soft, o resultado disto foi a Square-Enix.

É aqui, que boa parte dos fãs veem problemas com a franquia Final Fantasy, entre outras da Square-soft.

Desde a fusão, a Square-Enix lançou vários jogos da franquia, sendo estes Spin-offs, e 5 jogos sendo “continuação” da franquia, que são: Final Fantasy X-2, Final Fantasy XII, Final Fantasy XIII, Final Fantasy XIII-2 e o Final Fantasy XIV.

Desde a fusão, os jogos criados não chegam a agradar, tanto quanto os anteriores. Mas ultimamente algumas coisas chegam até a assustar, como é o caso de Final Fantasy XIII-2, recentemente o produtor do título disse que foram usados beta-testers do ocidente, coisa que nunca havia acontecido anteriormente, e como se não bastasse isso, outro fato que assusta, é que as vendas da primeira semana de Final Fantasy XIII-2 foi uma das piores que a franquia já teve, vendendo menos de 700 mil unidades, um número bem inferior ao seu antecessor direto, Final Fantasy XIII, que em sua primeira semana vendeu mais de 1,5 milhões de cópias.

Coisas como esta faz com que questionemos o atual mercado de jogos e também a forma que as produtoras procuram fazer seus produtos, muitas vezes ignorando os seus fãs e buscando novas audiências.

Aparentemente, o mercado de jogos está tão diferente,que de certa forma,  muita coisa que já foi boa, que já agradou muito, está deixando de agradar seus fãs.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s