VERÃO É UM DOS MAIS INTENSOS DOS ÚLTIMOS ANOS


|| TEMPO
04/02/2012 | 17h53 | Por Igor Dias
No sul do país, calor chega a níveis assustadores, e a sensação térmica chega a 46ºC em P. Alegre. A própria capital gaúcha detinha o recorde de cidade mais quente, quando, no ano passado, registrou sensação térmica de 43,8ºC.

Escaldante. Esta palavra resume bem como tem sido o calor na região sul do país. Dias abafados, com poucas nuvens, sol brilhando forte no céu e índices de radiação extremos. O verão gaúcho está sendo um verdadeiro martírio para muitos, principalmente crianças e idosos, geralmente quem sofre mais com as altas temperaturas do verão brasileiro.

Em Porto Alegre, capital gaúcha, os termômetros marcaram, na sexta-feira, 35ºC. Mas a umidade, que chegou aos 59%, fez com que a sensação térmica chegasse a incríveis 46ºC segundo o InMet. Há exatos dois anos, Porto Alegre registrou a maior sensação de calor do mundo, registrando 43,8ºC segundo a Agência Meteorológica Accuweather.

Ainda no Rio Grande do Sul, na região do Vale dos Sinos, Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom registraram recordes. A umidade elevada também proporcionou aos moradores sensação elevada de calor. A sensação térmica chegou a incríveis 45ºC.

O calor tem sido tão grande na região, que o consumo de energia verificado pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) está registrando, a cada dia, recordes no consumo. Há três dias, conforme boletim da CEEE, às 14h58, o consumo em todo o Estado do Rio Grande do Sul somou 5.765 MW. A capacidade de oferta, segundo a operadora de energia do RS, é de 6.100 MW. Isso ocorreu quando, em Porto Alegre, os termômetros registravam 34ºC. O calor é, novamente, o responsável pelo índice, em função das altas cargas de refrigeração junto a todos os segmentos de consumidores – diz a notícia no site da CEEE.

CALOR x BEM-ESTAR

O calor excessivo causa diversos transtornos a todos, sobretudo aos idosos e crianças, que sofrem mais com as altas temperaturas. Os especialistas ressaltam a importância da hidratação nestes dias de calor e recomendam o consumo de água em todo o momento.

Além disso, a alimentação pode auxiliar muito no combate ao mal-estar provocado pelo tempo abafado. Nutricionistas e médicos dizem que a melhor coisa a se fazer é ingerir alimentos leves, como saladas e sopas frias.

Outro importante cuidado a se observar é a ingestão de bebidas alcoólicas. No verão, é comum o excesso de alguns tipos de bebidas com teor alcoólico pelos brasileiros. Especialistas dizem que a ingestão deva ser feita com muita cautela. Assim, ao ingeri-las, reveze com a ingestão de água.

Evite alimentos ricos em gordura, pois tendem a ser uma das opções menos confortáveis, já que a gordura é uma das maneiras de proteger o corpo do frio. Bebidas quentes, como chás e café podem ser servidas frias e, ainda, com gelo, o que ameniza bastante a sensação de calor.

O refrigerante é uma opção para fugir do calor muito comum. Mas, por ser uma bebida com alto teor de açúcar, não é tão bom. Os sucos naturais são uma excelente opção para o verão. O consumo de frutas também é outra importante ferramenta a ser usada para burlar o calor.

Recomenda-se, ainda, o uso de vestimentas leves, como camisetas, regatas, bermudas, saias. Isso, por si só, já é um grande facilitador para se amenizar os efeitos do calor sobre o organismo.

O QUE ACONTECE COM O ORGANISMO?

No inverno, estação mais fria do ano, o organismo tem a tendência de acelerar seus processos. Assim, o coração bate mais rápido, pois esta é uma maneira de o corpo manter-se devidamente aquecido. No verão, o efeito é justamente contrário. o coração bate mais num compasso mais fraco. Esta é uma das formas de o organismo regular a temperatura corporal.

Outra maneira de equilíbrio da temperatura corporal é dada pela produção de suor pelo corpo. A transpiração exerce uma função extremamente importante, pois, com a expulsão de água pelo suor, a temperatura tende a ficar sempre em equilíbrio. E, como no verão o excesso de suor é rotina, recomenda-se o consumo de água, pois, do contrário, o indivíduo pode ficar desidratado. Assim, em dias de calor, beba bastante líquidos, ainda mais quando se praticar esportes ou esforços físicos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s