MAIS DE 102 MIL FARÃO O EXAME UNIFICADO DA OAB


|| CONCURSOS
05/02/2012 | 18h35 | Por Igor Dias
Em todo o Brasil, são mais 102 mil candidatos ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil. O exame ainda é uma polêmica à parte, pois divide opiniões quanto à sua realização.

Mais de 102 mil candidatos estão fazendo o VI Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil. A prova é realizada em todos os estados, por meio das seccionais da ordem. A FGV, fundação responsável pela aplicação do exame, sugere que os candidatos fiquem atentos à hora do exame, pois, com o horário de verão brasileiro e a diferença dos fusos horários em território nacional, muitos podem não comparecer à aplicação do exame. Em Rio Branco, capital do Acre, a diferença de horário chega a ser de 3 horas em consequência do horário de verão. O horário oficial utilizado para o fechamento dos portões é o de Brasília, assim, às 14h, no horário brasileiro de verão, todos os portões deverão ser fechados. Manaus, capital amazonense, os portões foram fechados às 12h.

A segunda fase do exame já tem data marcada, 25 de março segundo previsto no edital, e, para concorrer a ela, o bacharel (e alguns estudantes) deverão acertar, pelo menos, 50% das 80 questões da prova objetiva, composta por matéria específica ao exercício do direito.

A prova objetiva possui 80 questões, todas, disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo de direito, conforme determinação da CNE/CES de setembro de 2004. Fazem parte desta prova as matérias de: Direitos Humanos, Código de Defesa do Consumidor, ECA, Direito Ambiental, Direito Internacional e, ainda, o regimento que regula a OAB e seu código de ética.

Com duração prevista de 5 horas, o exame é um dos mais complexos concursos do país, ainda mais em se tratando da OAB, um órgão de extrema complexidade, que funciona à parte da administração pública, mas que possui, por exemplo, isenção tributária, algo pertinente aos organismos governamentais.

O gabarito preliminar será disponibilizado aos candidatos à carteira da OAB ainda hoje, a partir das 20h (horário de Brasília). Os recursos poderão ser interpostos somente depois de divulgados os resultados oficiais da prova, ou seja, a partir de 15 de fevereiro, tendo como data final o dia 18 do mesmo mês.

EXAME – Este é um dos exames com maior índice de reprovação do país. O índice chega aos 76% no ano passado. Os candidatos à carteira da Ordem dizem que o exame deste ano foi fácil se comparado ao ano anterior segundo o que foi noticiado pelo portal G1.

O gabarito das provas já estão disponíveis no site da OAB e da FGV. Para acessar, clique nos links:

Gabarito Oficial da OAB (Conselho Federal)

Gabarito Oficial da OAB (FGV)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s