DESEMPREGO RECORDE NA ZONA DO EURO


|| ECONOMIA
02/04/2012 às 18h42 | Por Igor Dias
A crise europeia parece não ter fim. Depois de diversos anúncios de ajuda às economias, o cenário ainda é incerto, a ver pela taxa de desemprego na zona do Euro.

Desde 2008, quando o mercado imobiliário estadunidense entrou em colapso, a economia mundial tem sido bombardeada por cenários paradoxais.  Enquanto as grandes e consistentes economias passaram a estampar episódios antes vivenciados por países subdesenvolvidos, como altas taxas de desemprego, falta de crédito e desconfiança de investidores. Em contrapartida, os países emergentes começam a mostrar força e um relativo poderio econômico.

Essa crise econômica, iniciada nos Estados Unidos, intensificou-se com o passar do tempo, já que alguns países, para amenizar os impactos da crise de 2008, insuflaram cifras astronômicas na economia, desprotegendo o sistema financeiro. Ajudas a bancos e os pacotes anti-crise foram o grande pivô da atual crise, que vem se arrastando ao longo dos meses.

Apesar da décima alta na taxa de desemprego na União Europeia, especialistas dizem que a taxa deve se estabilizar. Esta taxa, em fevereiro, chegou a 10,8%, alcançando a impressionante cifra de 17,13 milhões de desempregados na Zona do Euro. A situação chega a piorar ao se analisar alguns mercados, como é o espanhol, detentor da maior taxa. Segundo a Eurostat, 23,6% dos espanhóis estão desempregados. Na Grécia, mesmo com as medidas de austeridade, as cifras chegam a 21%.

Para se ter uma ideia, a taxa de desemprego no Brasil atualmente é muito inferior. Além disso, o mercado interno aquecido e a grande participação de investidores dentro da economia brasileira estão fazendo com que o mercado fique protegido, ao menos por enquanto, da crise financeira mundial. Mas, ainda que o mercado esteja aquecido, a forte valorização da moeda brasileira preocupa, já que o Dólar menos valorizado torna o produto brasileiro mais caro, fazendo com que a competitividade brasileira no mercado externo diminua significantemente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s