EXPRESSÕES PUBLICITÁRIAS E SUA INFLUÊNCIA


|| LÍNGUA, CURIOSIDADES E CIA.
12/04/2012 às 12h00 | Por Igor Dias
Algumas deixam sua marca por gerações. Outras viram febre num piscar de olhos. Mas uma coisa é unânime: a publicidade está presente no cotidiano de cada pessoa.

Interessante como as línguas se articulam, cada qual de acordo com suas estruturas, suas variações e suas características sociológico-culturais. A exemplo disto, podemos verificar, por exemplo, a língua portuguesa falada no Brasil e a falada em Portugal e demais países lusófonos.

Essas características ficam evidentes nos textos publicitários, mas não se restringem apenas à linguagem verbal (escrita), pois são ampliadas pelas imagens que compõem um artigo publicitário. Em outras palavras, a influência da cultura dentro de uma ação publicitária é eficaz em sua propagação e em sua aceitação dentro de um ambiente cada vez mais concorrido, haja visto que a cultura vai influenciar, ainda que de forma subjetiva, as reações de cada indivíduo.

Contudo, há campanhas que são universais. Isso porque são pensadas de acordo com as aspirações gerais. Um exemplo clássico de campanhas com este enfoque mais global é a Coca-cola, uma das maiores empresas de refrigerantes do mundo. Ela, em suas campanhas, traz consigo uma mensagem que se relaciona com o desejo e anseio humano de ser feliz, sendo isso comprovado por seu slogan: abra a felicidade.

Mas, apesar de tantos enfoques e tantas estratégias, muitos desconhecem os termos utilizados neste campo, o publicitário. E, de fato, ainda que pensemos ter alguma noção, alguns destes termos são um verdadeiro mistério a muitos.

O que dizer de merchandising, termo que designa as estratégias de Marketing dentro de falas ou de exposições em novelas, editoriais, tendo como finalidade a figura eufemística de amenizar seu teor comercial dentro do contexto publicitário. É uma maneira de apresentar o produto como parte do cotidiano de uma cultura, de forma a não causar impacto, mas estabelecer-se dentro do contexto cultural. Isso tem um elevado grau de penetração publicitária, ou, em outras palavras, tem elevado grau de sucesso junto ao público-alvo.

Mas, para que tudo isso tenha início, faz-se necessário o budget. Mas, para isso, é necessário ser trazido o briefing pelo cliente. Somente depois de trazer às agências o que se pretende (briefing), é que se pode montar o orçamento (budget).

Quanto às ações publicitárias, existem diversas maneiras de se introduzir um determinado produto/serviço ao público. Uma importante ferramenta, muito utilizada por algumas empresas, é o teaser. Trata-se de campanhas que são iniciadas com poucas informações e que vão se intensificando de acordo com um cronograma. O teaser cria suspense e, quando o produto é, de fato, apresentado, o público-alvo já tem certa noção do que se trata, pois conheceu algumas coisas referentes ao produto e serviço, muitas vezes de maneira subjetiva. Um exemplo de teaser muito conhecido é feito pela Rede Globo de Televisão quando ela vai lançar uma novela. Meses antes da divulgação em massa da nova novela, a emissora lança flashes na grade de programação sem apresentar o nome da novela, mostrando, simplesmente, algumas cenas. Isso cria expectativas no público, que passa a acompanhar a novela para ver o que acontece na trama.

Todas essas expressões causam alguma reação imediata. Contudo, há campanhas publicitárias que se eternizam. A exemplo disto, está o jingle das Casas Pernambucanas. Quem nunca ouviu ou parou para ouvir esse famoso comercial (Quem bate? / É frio / Não adianta bater, eu não deixo você entrar…).

Enfim, a publicidade sempre deixa sua marca. Essa impressão fica arraigada na vida de diversas pessoas, muitas delas ultrapassam gerações. Isso por um motivo: por respeitar os princípios sócio-culturais e linguísticos de um povo.

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