VELOCIDADE DA INTERNET PREOCUPA ESPECIALISTAS


|| INTERNET
23/08/2012 às 17h26 | Por Igor Dias
Teste pode ser feito pela Internet. Programa, resultado da resolução 574/11 da Anatel, tem por finalidade aferir a qualidade do serviço prestado pelas operadoras que estão em operação no país.

Qualidade. É isso que muitos internautas estão procurando em suas conexões. Mas, nem sempre, isto acontece com a mesma intensidade. Em muitos casos, os consumidores se veem obrigados pelas operadoras a contratos que são, constantemente, descumpridos pelas operadoras que prestam este serviço no país.

E, pensando justamente nisto, o governo brasileiro, frente às novas demandas que serão necessárias para os eventos internacionais que terão como palco o Brasil, criou-se uma ferramenta virtual para testar a velocidade da internet brasileira.

A ferramenta de aferição, ainda não muito conhecida pelo público brasileiro, já está sendo utilizada, mas ainda precisa de muitos voluntários. A Resolução da Anatel (574/11), editada no ano passado, fez surgir a necessidade de se aferir a velocidade proporcionada pelas operadoras brasileiras, que vinham, de longa data, vendendo um produto com velocidade inferior à contratada. E, com base nas reclamações em organismos de proteção ao consumidor, a Anatel, por meio da resolução, começou a estipular valores considerados como ideais para a prestação do serviço.

No portal, o programa pede o apoio de voluntários, que terão sua velocidade de conexão aferidas sempre que quiserem. Já na primeira página, há o seguinte dizer: “O Programa de Aferição de Qualidade da Banda Larga no Brasil, visa medir os indicadores de qualidade e precisa de voluntários.”

Seguem como participantes da avaliação, as principais operadoras do serviço de banda larga do país: Oi, NET, VIVO, GVT, Algar Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo. A princípio, os resultados serão divulgados sem especificar a qualidade do serviço de cada operadora, permitindo que elas se adequem às especificações dadas pela Anatel, tendo, assim, somente o resultado universal do serviço de qualidade. Num segundo momento, segundo divulgado pela Rádio BandNewsFM na manhã de ontem, os resultados serão divulgados de acordo com as operadoras (ainda sem prazo para que esta divulgação seja publicada).

VOLUNTÁRIOS

Os voluntários poderão acessar o site e se inscrever para efetuar as medições de suas conexões. Para isso, o internauta deverá entrar no site http://brasilbandalarga.com.br.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s