QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA.


05/12/2012 >> Igor Dias
A frase de Chacrinha é uma das minhas preferidas, ainda mais no contexto em que temos vivido nestes dias.

Untitled-1Asas à imaginação. É o que todos pensam quando o assunto é comunicação. Mas, na real, nem sempre é isso que se precisa, mesmo na publicidade. Já dizia um dos maiores comunicadores que o Brasil já teve, Chacrinha, que a comunicação é essencial às relações humanas, afinal, quem não se comunica, se trumbica.

De fato, a objetividade de um escrito, de uma fala faz com que muitas demandas sejam atendidas de maneira ágil, fazendo com que exista velocidade nos processos comunicativos. Um bom exemplo disto observa-se, por exemplo, em casa, quando, ao sentir sede, pedimos por um d’água. Podemos fazer este pedido de diversas formas, de maneiras diferentes. Veja: “Nossa, que sede!” ou “Você pode me arranjar um pouco de água?”.

Embora possamos ser diretos, podemos inserir humor em nossas falas. E aí entra a questão da criatividade de cada um. Um sinônimo para a frase “Nossa, que sede!” é “Caracas, parece que comi um quilo de sal”, ou ainda, “Velho, o Saara tá na minha boca”. Estas duas frases dá a entender que a pessoa está com sede, e ela faz uso de uma hipérbole, ou seja, um recurso linguístico que faz uso do exagero para transmitir o grau da sede da pessoa.

E, pensando nessa questão criativa, vi uma notícia que muito me chamou a atenção. Uma imobiliária, no litoral paulista, fez sua margem de lucro crescer em 40% com anúncios, como poderia dizer… inusitados (Veja em http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2012/12/dono-de-imobiliaria-aumenta-vendas-em-40-criando-chamadas-curiosas.html). Com frases impactantes, o dono da imobiliária traz, com bom humor, as características de cada imóvel. Frases como: “O mais legal no apartamento é ficar longe da sogra”, “Este apartamento é ótimo […], caso você quebre o pau com sua esposa ou sogra […], vai dormir nas 2 garagens que o apartamento tem direito”. Durante, dono da imobiliária, usa, com tom cômico, as relações familiares para fazer as propagandas. E o resultado, como já dito, foi um aumento significativo em suas transações imobiliárias.

De maneira simples, ele conseguiu atingir, pelo riso e descontração, conquistar seus clientes.

Assim, para encerrar estas linhas, uma dica. Quer que seu negócio tenha destaque nos dias de hoje. Comunique-se. Afinal, comunicar-se é essencial às relações humanas, quer sejam elas de natureza pessoal ou profissional. E tudo isto fica melhor quando é regado com humor. Afinal, quem não se comunica…

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