Em frente ou enfrente


É interessante  a sinonímia sonora entre essas expressões, cujo significado se entrelaça no campo semântico embora sejam distintas. Ir em frente pressupõe superar algo, fortacer-se, e o enfrentar, de mesma forma, traz consigo este fortalecimento.

Na vida, a forma como seguimos ‘em frente’ pode determinar as consequências de nossos atos. Dar o passo seguinte numa relação, enfrentando os medos e angústias, faz com que haja a maturação não apenas de uma convenção social, mas de posicionamentos, ideias, conceitos, e, ainda, das ações que serão tomadas diante das circunstâncias.

Assim, ‘enfrente’ e siga ‘em frente’. Até porque os enfrentamentos podem gerar benefícios importantes e que poderão ser vitais. E isso é algo inerente à existência humana em toda e qualquer cultura, pois, em todo o tempo, o Homem teve de tomar importantes decisões, muitas vezes enfrentando a si próprios, colocando, em algumas situações, em xeque suas ideologias. Veja, Einstein, Rousseau, entre outros grandes nomes. Foram determinantes e pontuais em seus enfrentamentos, seguindo e fazendo com que a Humanidade seguisse em frente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s