Perspectiva para Mercado de Trabalho em 2014


|| Emprego&Economia13.11.2013 às 20h03 |Por Igor Dias
Mercado e expectativa para o ano de 2014. Empresa de RH lança perspectivas de mercado para 2014

Mercado prevê estabilidade para 2014

Mercado de Trabalho 2014

Em ranking publicado pela Robert Half, uma empresa de expertise em Recursos Humanos, lança sua perspectiva para o Mercado de Trabalho brasileiro para determinadas áreas e faixas salariais. O levantamento feito pela empresa, prevê uma pequena desaceleração em relação a 2013, ano em que também se verificou desaceleração em relação aos anos anteriores. Contudo, o cenário previsto para 2014 é de estabilidade no mercado e, também, nas remunerações pagas aos funcionários.

Quanto ao perfil mercadológico, as tendências apontam para um profissional mais preparado e mais engajado, com bons conhecimentos técnicos e com perfil participativo dentro de cada uma das áreas abordadas pelo estudo. Além disso, outro importante traço de perfil profissional em destaque é a determinação e o comprometimento, além, claro, da relação interpessoal entre os profissionais e seus clientes.

Na Engenharia, uma importante área para a geração de infraestrutura, algo que o país ainda carece muito, as indústrias que mais demandam são as de Serviços, Energia (tanto na geração como na distribuição), Construção Civil, Química e de Agronegócios. Em assim como as expectativas de ampliação de mercado são grandes, as exigências ficam mais amplas, sendo imperativo que o profissional tenha como habilidade valorizada o inglês fluente, as devidas certificações, gestão de pessoas, entre outras.

No setor jurídico, as empresas que tendem mais às contratações estão ligadas ao setor imobiliário, infraestrutura (e energia) e agronegócio, requerendo do profissional proatividade, perfil generalista (isto é, a capacidade de atuação mais ampla e com maior amplitude), o bom conhecimento dos respectivos segmentos. Em relação aos escritórios jurídicos, ao contrário do perfil generalista, o perfil especialista é mais adequado às necessidades e demandas que surgem dentro do contexto vivenciado pelos advogados, com necessidade de atenção aos detalhes dos processos e interesse pela educação continuada, sendo esta uma clara tendência à especialização. E, diferentemente do setor de Marketing (que, em determinados segmentos, teve retrocesso salarial de 19%, como para o cargo de Gerente Geral, e queda de 14,5% para Diretor Comercial), a área Legal, a expectativa salarial para 2014 é de estabilidade em alguns pontos de atuação e de crescimento noutros, como o caso de advogados cíveis (+15%) a advogados consultivos tributários (+23,5%).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s