São Paulo, a Capital Gastronômica do Brasil


imagesA cidade de São Paulo possui um dos titulação que consegue deixar quaisquer cidades do mundo com uma ponta de inveja, sendo conhecida como a capital da gastronomia. E, analisando bem, esse título se justifica inteiramente quando se analisa a história e desenvolvimento sócio-econômico da capital paulista.

Mesmo no final do século XIX, a cidade já começava a despontar com algum requinte graças ao café, principal cultura do Estado de São Paulo que gerou muita riqueza aos barões do café que, aos poucos, foram adquirindo casas na Avenida Paulista e, ainda, enriquecendo seus bolsos. Com a queda do regime escravocrata, a necessidade de mão-de-obra se fez necessário, já que muitos estavam longe das lavouras. E o cenário internacional veio corroborar para que diversos trabalhadores saíssem de seus países de origem para compor o quadro de operários nas grandes fazendas brasileiras.

São Paulo, assim como as demais cidades, passou a receber diversos imigrantes. Esse êxodo, importante marco histórico-social para a cultura brasileira, fez com que a cidade recebesse importantes colônias, como a italiana e a japonesa. E, com o passar do tempo, a cidade provinciana foi se tornando a mais importante cidade do país, com uma economia que supera a de muitos países. O crescimento econômico, além de chamar a atenção de imigrantes que fugiam das guerras, também foi um importante fator para a escolha de diversos migrantes, sobretudo nordestinos, que vieram para cá para tentar uma vida melhor, longe da seca e de suas mazelas.

Hoje, passados alguns anos, São Paulo, além de ser um importante centro financeiro, tornou-se um grande e importante pólo gastronômico mundial. Graças à miscigenação, pudemos e podemos experimentar um mix de cozinhas sem ser necessário que saiamos dos limites da cidade. Diversos bairros oferecem deliciosos pratos típicos de várias culturas do mundo. Aqui, por exemplo, é possível comer um prato japonês num bairro e um nordestino noutro. E mesmo sem sair do bairro, é possível visitar as barracas da feira para comer um pastel e, ainda, visitar restaurantes aclamados e badalados.

Pizzarias, restaurantes, bares, lanchonetes. A infinidade de estabelecimentos comerciais dentro da cidade trazem consigo uma infinidade de possibilidades gastronômicas.

Se você possui uma sugestão de estabelecimento que ofereça uma comida de boa qualidade, mande pra gente… Vamos criar um banco de dados com diversas opções de restaurantes e disponibilizá-los aqui no BlogNews. Para isso, deixe aqui sua recomendação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s