Reflexões sobre Capitalismo, Democracia, Socialismo e Tirania


Interessante!
Para se refletir, juntamente com o vídeo.

Vemos diversas pessoas a defender o SOCIALISMO como fonte necessária à resolução de nossos problemas sociais. Tais ideias, derivada de Karl Marx, um dos mais difundidos autores dentro do ideário comunista, diziam a respeito da Ditadura do Proletariado. Mas, pensemos e reflitamos sobre o que viria a ser a Ditadura do Proletariado. Alguém saberia, em palavras sucintas, dizer o que é essa Ditadura que Marx defendia? A resposta a isso é NÃO! Afinal, segundo as correntes mais fortes do marxicismo, é justamente a ideia criticada pelo Pe. Paulo Ricardo, cujo vídeo é bem elucidativo.

A ideia de Marx é basicamente que todos possam opnar e optar de acordo com suas necessidades básicas. Podemos, ao menos pela letra da lei, dizer que alcançamos a Ditadura do Proletariado, haja vista que a ideia defendia por seu pensamento é justamente a DEMOCRACIA, em que todos tivesse igualdade de Direitos.

Contudo, diante das deturpações de pensamento sobre a ideia de Marx, fico a pensar se esse pensamento é, de fato, o melhor. Afinal, evoquemos outro importante pensador, Etiènne de La Boetiè, autor quinhentista francês, que narra, no Discurso da Servidão Voluntária, acerca das formas de tiranias. E, dentre essas maneiras de poder, estamos diante do tirano democrático, que faz uso de seu poder para manipular, de acordo com suas próprias necessidades e anseios, àqueles que acreditam viver, de fato, num regime democrático. Assim, de acordo com ambos os pensamento, podemos perceber que nem sempre a democracia é um pano de fundo promotor de igualdade de Direitos, haja vista que temos, diante de tantas arbitrariedades, profundo desrespeito às garantias legais dadas pelas leis.

Assim, me pergunto em como podemos sair desse regime tirano, no qual temos as liberdades individuais sendo agredidas a socos e pontapés por governantes corruptos, cheios de si mesmos e que pensam apenas em quanto terão lucrado no final de seus mandatos. E, sempre, me vem à mente as mesmas inquietações a respeito de como tratamos a EDUCAÇÃO e o CONHECIMENTO no nosso país. E, ontem, discutindo a respeito de alguns pontos a respeito dos Direitos Humanos, o respeito à Dignidade da Pessoa Humana, à autonomia de Vontades, ao Direito à Liberdade, chegamos a pôr essa temática em voga, constatando uma triste realidade que, se não mudarmos com urgência, teremos profundos e gigantescos reflexos. Afinal, é o conhecimento o meio que nos LIBERTA das tiranias a que somos submetidos (sejam elas de cunho social, psicológico, filosófico ou outras quaisquer).

Desta forma, muito embora saiba que muitos sequer lerão este texto, pois acham ser muito longo, fico a pensar sobre o que fazer diante dessa complexa relação entre TIRANIA, PODER, CONHECIMENTO E LIBERDADE. E, cada vez mais, fico desesperado em ver nossos modelos educacionais, nossa sociedade e a maneira como ela enxerga essas questões. Sinceramente, fico com medo, pois caminhamos para um modelo do qual teremos profundos problemas. De fato, o Socialismo se mostra um modelo que não se pode ser inserido dentro de nossos contextos, pois certamente, sofreríamos mais do que o capitalismo que temos. E, num outro ponto, o Capitalismo em que vivemos está longe daquilo que seria ideal diante de nossas necessidades enquanto Povo. Precisamos, assim, perceber que, ao menos, é urgente que discutamos e, numa perspectiva de busca, encontrar as possíveis soluções para esses impasses que experimentamos atualmente.

Portanto, diante dessa explanação somada ao vídeo, que tal pensarmos a respeito?

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s